Disparado como o mensageiro mais utilizado em todo mundo, o WhatsApp não para de inovar e de se modernizar, correndo sempre na frente e não dando espaço para que outros recursos roubem o seu espaço e os seus usuários. Duvida?
Pois a prova disso é a sua nova atualização que permite alterar a fonte do texto das conversas. Disponível na versão beta 2.16.179, o recurso abrange os aparelhos celulares com sistema Android e iPhone iOS. Além destes, quem for utilizar o aplicativo pelo WhatsApp Web, diretamente no seu computador, também já encontrará a opção.
Além da formatação em riscado, negrito e itálico, que chegou aos aparelhos no mês de abril, utilizando respectivamente palavras entre sinais de (~), (*) e (_), também é possível agora trocar o estilo de letra na conversa para a FixedSys Foont. Com um tamanho maior e mais espaçado entre os caracteres, a fonte permite também uma combinação de várias formatações ao mesmo tempo, por meio de combinação de códigos. Até então, isso só era possível com aplicativos externos que alteravam a configuração do texto.
Para usar, portanto, é muito simples. É preciso colocar três acentos graves (“`) no começo e no final de cada frase. Logo ao digitar, já é possível visualizar a mudança. Depois é só enviar. Além disso, a letra também pode ser alterada adicionando um emoji na frase. É fundamental saber também que a troca de fonte independe da utilização de ambos da versão mais recente do aplicativo e, dessa forma, todos conseguirão ver a mensagem.
Apesar de ainda não ter sido liberada para todos os usuários, as promessas são de que essa fonte venha para ficar. Ainda em fase de testes, a sua utilização tem sido importante, por exemplo, para destacar alguns comentários ou frases que se sobressaem às demais. É notável, todavia, que a utilização excessiva do FixedSys acaba se tornando cansativa, não sendo indicada para textos muito longos.
Apesar de ainda não se tratar de uma grande variedade de fontes, pode-se ver que caminhamos para que isso seja objetivado e, ainda, que inúmeras outras mudanças ocorram no que diz respeito ao app. Pelo menos é o que podemos observar diante de tantas alterações e opções que tem chegado aos usuários nas mais recentes atualizações. Resta esperar pelo que ainda virá.
Por Kellen Kunz
Foto: Divulgação
Para fornecer as melhores experiências, usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou acessar informações do dispositivo. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar negativamente certos recursos e funções.
Política de Cookies
Quer deixar um comentário?