Há cerca de 15 anos, os telefones flip eram dispositivos finos, compactos e articulados. Agora, eles se transformaram em telefones dobráveis com telas dobráveis reais. E essa revolução na área de telegonia tende a trazer muita gente para o lado da telefonia com flip, uma vez que gigantes como a Nokia já anunciaram pretender lançar um novo smartphone que dobra. De fato, eles são facilmente uma das coisas mais interessantes que estão acontecendo na indústria móvel neste momento de pandemia, com tão poucas novidades no segmento. Embora não tenha seus altos e baixos, eles passaram da quimera dos filmes de ficção científica para produtos físicos reais que agora você pode encontrar em uma loja em um período que parece muito curto.
Na verdade, a famosa marca finlandesa poderia estar fazendo mais do que isso, se acreditarmos em um boato publicado pela NokiaMob. Citando fontes não identificadas, mas historicamente precisas, o site afirma que a HMD Global, que detém os direitos do nome Nokia, está planejando um telefone dobrável para o final deste ano. Esta seria uma ótima novidade para o Natal, não é mesmo?!
É claro que, embora os novos telefones dobráveis não sejam uma coisa ruim, a principal preocupação de seus fabricantes deve ser a confiabilidade. Como o nome pode sugerir, um telefone dobrável é um smartphone com tela dobrável. Vimos algumas implementações diferentes em dispositivos e produtos de conceito, mas a tecnologia de tela flexível é o que diferencia um dispositivo dobrável de um smartphone tradicional. E o maior medo do consumidor, além de ter uma tela quebrada, é em relação ao desempenho. Contudo, tendo em vista a tecnologia da época, é algo a se repensar, uma vez que atualmente as possibilidade de melhorias nos modelos flip são animadoras em relação ao passado!
Existem diversos tipos diferentes de smartphones dobráveis com designs exclusivos, mas a ideia central é idêntica em todos os aspectos: um pequeno dispositivo que pode se transformar em um dispositivo maior. Há versões em que, dobrado, o aparelho é um dispositivo em barra de chocolate com uma tela pequena na frente. Ao abri-lo se revela uma tela maior, semelhante a um tablet. Notavelmente, o software se move perfeitamente para ampliar qualquer aplicativo que você esteja usando da tela externa para a tela interna, conforme você faz a transição entre as telas.
Por outro lado, há modelos que possuem apenas uma grande tela que envolve o telefone. Quando você dobra o telefone para baixo, a tela inteira ainda fica exposta. Eles usam telas de smartphone de tamanho mais convencional, em vez de telas de tablet, e se dobram como um telefone flip tipo concha. Em ambos os casos, esses dispositivos possuem pequenos visores na parte frontal para que você possa verificar as notificações sem abrir o telefone.
Agora também estamos vendo dispositivos de conceito rollable, que têm telas que se desenrolam como um pergaminho. Eles usam o mesmo tipo de telas flexíveis que você encontraria em um telefone dobrável, mas se expandem de forma diferente. Isso significa que os fabricantes não precisam tentar reconstruir o Android para realizar seus sonhos dobráveis.
Como ponto negativo, vale a pena estar ciente de que os dobráveis serão mais caros para consertar se estiverem danificados. Além disso, os telefones dobráveis são menos duráveis do que o seu smartphone tradicional. Outro aspecto importante a mencionar, é que nenhum fabricante de smartphone descobriu como fazer um dobrável resistente à água. Se você deixar cair seu smartphone dobrável na água, não há como saber se ele se manterá bem. Por isso, nesse aspecto, todo cuidado é pouco. Sempre existe a possibilidade de que poeira ou detritos possam entrar em uma dobradiça dobrável e danificar seu dispositivo. A Nokia certamente estará pensando em modelos projetados para evitar isso, no entanto, toda cautela nesse momento sempre pode ser preciosa para o usuário final.
Por Ana Beatriz Dias Pinto
Para fornecer as melhores experiências, usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou acessar informações do dispositivo. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar negativamente certos recursos e funções.
Política de Cookies
Quer deixar um comentário?